Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

historiascomdesenvolvimento

historiascomdesenvolvimento

17.Jun.20

E o que fizeste por ti ?

Morreu, bateu as botas, finou-se, deu o último suspiro, faleceu , está a fazer tijolo e já lá está eram as expressões que se ouviam amiúde no dia do seu funeral. Por algum motivo que desconhecia sentia-se a flutuar como uma nuvem por entre o ar de pesar das pessoas que tinha conhecido em vida. Achou curioso o pranto de tanta gente, e interessou-se pelo que diziam algumas das pessoas mais afectadas por esta partida “Era tão boa pessoa, fazia tudo pelos outros” enquanto acenos mudos confirmavam esta lamúria. Sentiu-se feliz em paz, estava pronto para partir. Sentiu uma sensação diferente dentro de si, de repente sabia onde estava a luz e estava preparado para a encontrar. A sensação de calor levou-o a uma criatura que não conseguiu distinguir se era homem ou mulher, para efeitos da história vamos assumir que será uma manifestação do Universo, de Deus, Alá... o que fizer mais sentido para cada leitor e uma coisa eu vos prometo, um dia todos terão oportunidade de descobrir! Ao estar na presença deste ser, sentiu-se humilde e curvou-se ligeiramente.

“Olá João, sê bem vindo!”

Envergonhado João sorriu e disse um tímido “Obrigado”

“João, foi-te concedido o Dom da vida, e eu gostaria de saber o que fizeste por ti!”

João sorriu, tão boas eram as referências do seu próprio funeral

“Bem, fartei-me de ajudar os outros, e fazia-o com gosto sem me queixar, sempre que alguém precisava eu estava lá”

O imponente ser sorriu e disse num tom suave
“Eu sei João, eu sei. Mas na verdade o que eu quero mesmo saber é o que é que fizeste por ti”

Agora João estava confuso

“Como assim , ajudei os outros sempre que eles precisavam, aliás na minha profissão sempre fui agradável para as pessoas com as quais interagia”

O Ser retorquiu

“Eu sei João, eu sei. Mas este sopro de vida que é contínuo visa a nossa evolução, o facto de tu adormeceres e acordares para um novo dia... bem, é isso  mesmo, um novo dia, um novo conjunto de oportunidades para te superares, para cresceres. Se por um lado deste-te de forma exemplar aos outros, porque andavas tão triste? Lembras-te daquele sonho que tu dirias que ias cumprir? Esse mesmo! Porque não o fizeste! E se querias sempre agradar aos outros porque é que não eras tu feliz?”

Quando as máscaras caem elas fazem um som ensurdecedor, que nos deixa aturdidos. Foi assim que João ficou, sentiu-se nu sem desculpas ou argumentos, sem nada para onde pudesse desviar a atenção. Ele conhecia esta situação quando se olhava ao espelho e não gostava. Timidamente tentou responder
“Eu não sei, era tão fácil ajudar os outros  e de facto quando o fazia sentia-me tão feliz que por momentos esquecia-me de mim, das minhas dores, dos meus medos e sim, da minha própria tristeza. Era como se precisasse que os outros dissessem “obrigado” ou me elogiassem por ser tão prestável ou educado , acho que não consegui encontrar isso dentro de mim, era um vazio sabes? Bem, tu não deves saber bem o que isso é, ou talvez já não te lembres”

“Oh João, eu sei que te esforçaste e reconheço esse vazio em ti e uma coisa eu te asseguro, tu nasceste com um propósito, o da evolução e assim continuarás até que saibas o que eu já sei” fez uma pausa e sorriu “Tens todo o universo dentro de ti, és amado não por aquilo que vais ser mas por aquilo que és e ninguém te pode tirar isso. Não existe neste universo alguém como tu, és único e tens um dever divino, o de cuidar de ti e amar-te tanto quanto amas os outros”

 

Desenvolvimento

Somos seres sociais condicionados, e bem, a estar em sociedade. Sentimo-nos bem quando os nossos amigos reparam em nós, nos ajudam, nos dão a mão, sentimo-nos também bem quando no nosso trabalho estamos a atingir os objectivos e as chefias reconhecem isso, assim como nos sentíamos bem quando os nossos pais reforçavam os nossos comportamentos.

Esta história é um convite à reflexão individual, porque para podermos crescer de forma sustentada esse crescimento tem de partir do interior, porque toda a realidade é construída a partir de dentro. Por vezes acreditamos que a “cura” para a nossa tristeza ou a nossa ansiedade está no mundo exterior, e investimos as nossas energias seja através de relações, antigas ou novas, novos objectos, drogas ou substâncias que nos façam sentir menos, e esta é uma estratégia que tem resultados no curto prazo, mas que vai exigir sempre mais e mais , como se fosse um poço sem fundo. Portanto, cuida de ti, carrega bem as tuas energias, conecta-te com aquilo que faz sentido, concretiza os teus sonhos dentro daquilo que te é possível, investe em ti, na tua formação, no teu desenvolvimento, no fundo sê feliz, não pelos outros, mas por ti! E se hoje estiver a correr mal... amanhã é um novo dia.

 

2 comentários

Comentar post